PONTES FERROVIÁRIAS EM AÇO (da engenharia ao descarregamento)

            

1.0 Objetivo

Projetos envolvendo a fabricação de pontes metálicas ferroviárias apresentam algumas características que conferem um maior grau de complexidade no fornecimento e gestão deste tipo de produto quando comparada a uma estrutura metálica convencional ou até mesmo uma ponte metálica rodoviária.

O objetivo deste artigo é descrever todas as etapas desenvolvidas ao longo do processo, desde a engenharia de detalhamento até o descarregamento da estrutura de uma ponte ferroviária com peso de 445 toneladas.

            2.0 Características Gerais

A ponte ferroviária objeto deste caso é uma ponte que foi contratada para ser usada como “back-up” caso necessário, ou seja, a estrutura da ponte não será montada imediatamente, e será usada apenas em caso de necessidade.

Esta ponte possui uma largura total de 5,5 m e um comprimento total de 71 metros. As figuras abaixo mostram o modelo estrutural utilizado no detalhamento da ponte.

O conceito estrutural compreende a utilização de um tabuleiro composto por chapas de aço sustentado por estruturas treliçadas formadas por banzos e diagonais em perfis soldados e perfis caixão.

As ligações entre as vigas foram concebidas como ligações aparafusada através da utilização de talas de emendas, inclusive para as chapas de piso.

Figura 01: modelo 3 D utilizado no detalhamento da ponte.

O aço utilizado na fabricação da ponte foi o SAC 350 (patinável), e a estrutura não recebeu nenhum tipo de pintura devido as propriedades deste material.

            3.0 Detalhamento da Estrutura

A modelagem 3D da Estrutura foi executada utilizando-se o software SDS/2. A partir da modelagem 3D houve o detalhamento individual de cada peça de modo a permitir a fabricação das mesmas.

            4.0 Fabricação

Em função dos altos esforços aos quais a ponte estará submetida quando em uso houve um cuidado especial com relação aos procedimentos de soldagem e fabricação sendo adotado um Plano de Inspeção e Testes específico para a obra. Foram realizados ensaios dimensionais, inspeção visual, ensaios de ultrassom e partícula magnética.

A figura abaixo mostra a inspeção realizada em uma solda de penetração total com os testes que foram aplicados a mesma.

Figura 03: Detalhe do controle de qualidade exercido durante a fabricação da ponte.

            5.0 Pré-Montagem

Como esta ponte será usada em uma situação de emergência fazia parte do contrato assegurar ao cliente que a ponte não apresentaria problemas de montagem. Para isto foi necessária a realização de 100% de pré-montagem da ponte.

Esta pré-montagem foi feita no pátio da fábrica com a utilização de guindastes. Todo o processo de pré-montagem na fábrica foi monitorado, conforme se pode observar nas fotos abaixo:

            6.0 Transporte

Após a finalização da pré-montagem foi realizada a desmontagem da ponte e a preparação para o carregamento.

Em função do tamanho das peças foi necessário utilizar carretas especiais aptas para fazer o transporte de peças com excesso lateral e também excesso no comprimento, sem a necessidade de utilização de batedores.

Para o transporte as peças foram separadas conforme os módulos de montagem para posterior carregamento.

A sequência de etapas e posterior carregamento for dividida conforme a figura abaixo:

Figura 05: Sequência de etapas/módulos.

            7.0 Descarga

Como os componentes da ponte não iriam ser utilizados de maneira imediata havia a necessidade de fazer a descarga destas peças de maneira que em caso de necessidade houvesse uma clara indicação de cada modulo/etapa de montagem.

Também é importante ressaltar que o local disponibilizado para o estoque das peças possuía restrições de espaço e para isto foi elaborado um plano de estocagem das peças conforme a sequência de fabricação e carregamentos.

Também fazia parte do contrato a elaboração de planos de rigging que garantissem que a descarga fosse feita de maneira segura. Para a obra em questão foram necessários 8 planos de rigging que abrangessem as diversas situações de descarregamento especialmente em função do peso da peça a ser descarregada, etapa e posicionamento do caminhão.

Todos os planos de rigging passaram por auditoria e aprovação por empresa terceirizada contratada pelo cliente.

O descarregamento foi efetuado utilizando guindastes com capacidade de 25t e 100t.

Para facilitar e fornecer maior segurança ao processo de montagem foram previstos no projeto a inclusão de olhais de içamento que foram utilizados como pontos de conexão com as cintas utilizadas no içamento das peças.

À medida que as peças chegavam na obra eram descarregadas segundo os planos de rigging desenvolvidos para cada etapa e armazenadas segundo o plano de armazenamento previamente desenvolvido.

Figura 07: Chegada das cargas na obra.

8.0 Conclusões

A partir dos tópicos apresentados ao longo deste artigo foi possível observar as diversas características técnicas que diferenciam este produto em comparação com um fornecimento de estrutura metálicas convencionais ou até mesmo pontes metálicas rodoviárias.

Itens como matérias primas especiais, concepções estruturais diferenciadas, geometrias de peças não usuais, controle de qualidade reforçado, pré-montagem integral em fábrica, transporte especial e descarga em espaços confinados exigem por parte do fornecedor uma alta capacitação dos profissionais envolvidos tanto na fabricação quanto na gestão deste tipo de projeto, demonstrando também a importância de uma  cadeia integrada de fornecimento garantindo uma entrega de qualidade e única para o cliente.

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