Vantagens de Construir em Aço

Posts Populares

Vantagens de Construir em Aço

Vantagens de Construir em Aço

Quais as vantagens de utilizar estrutura metálica na construção civil?

Entre as vantagens mais comuns da utilização do aço nas estruturas destacam-se: a agilidade, a possibilidade de alcançar grandes vãos livres, a significativa redução e racionalização de materiais e recursos, além do aumento da produtividade de toda a mão de obra envolvida no empreendimento. Mas, diferente do que muitos supõem, as vantagens da utilização de estruturas metálicas na construção civil vão muito além disso. Veja em detalhes:

Velocidade de entrega

Com certeza um dos principais diferenciais da estrutura metálica é a rapidez. Esta vantagem já é percebida nas primeiras etapas da obra, uma vez que as peças já podem ser fabricadas durante a execução das fundações. A estrutura metálica também permite que várias frentes de trabalho sejam abertas simultaneamente, (instalações, lajes, fechamentos, etc).  Com um cronograma bem elaborado, o prazo de obra pode ser reduzido em até 40% se comparado a sistemas convencionais. 

Alívio das fundações

As estruturas em aço podem pesar de 6 a 10 vezes menos do que as estruturas de concreto (sem as lajes).

O aço é importante aliado para reduzir o peso total da estrutura, pois no final da obra, considerando todos os elementos da edificação, pode-se obter uma redução de até 20% nas cargas transmitidas às fundações. Está redução impacta diretamente nos custos de execução das fundações e reduz o prazo de entrega do projeto.

Redução da mão de obra

Por ser tratar de uma estrutura industrializada, o processo de entrega e montagem das peças é padronizado e extremamente facilitado. O material é entregue pronto, em etapas, e as peças precisam apenas ser içadas e aparafusadas, reduzindo consideravelmente a necessidade de recursos de mão de obra. Além de reduzir os custos finais da obra, a redução da equipe no canteiro aumenta a segurança e controle dos trabalhadores. 

Logística facilitada

Como o sistema estrutural metálico é mais leve em comparação à estrutura em concreto armado, seu carregamento, transporte e movimentação tornam-se mais fáceis. Além disso, a construção em aço pode reduzir significativamente a interferência da obra nas áreas vizinhas, principalmente em locais de difícil acesso como áreas residenciais, próximas a escolas e hospitais. Além de possuir menor prazo de execução, produz menos poeira e resíduos e, tanto a entrega das peças quanto a montagem da obra em si, podem ser programadas para horários mais favoráveis para o trafego, minimizando interferências nas vias de acesso e consequentemente incômodos para as áreas vizinhas.

Manutenção e ampliação

A vida útil de um empreendimento envolve uma análise de todo o processo construtivo, perfil e finalidade da obra, uma vez que cada sistema tem suas características e cuidados específicos.

Para obras verticais como galpões, é recomendável uma manutenção preventiva, principalmente com relação aos itens da estrutura, que ficam expostos a intempéries, como a limpeza de calhas, zenitais, pintura, etc, para garantir uma vida útil maior. Obras com grande exposição como pontes e viadutos também requerem um acompanhamento preventivo.

Já nas obras verticais como edifícios, a manutenção necessária é quase inexistente. As ampliações também são bastante favorecidas em obras de estrutura metálica, tanto para obras horizontais como para obras verticais, especialmente em situações nas quais os limites para aumento de cargas sobre estruturas existentes precisam ser observados.

Sustentabilidade e Certificação LEED

O aço é o produto mais reciclável do mundo, podendo ser 100% reaproveitado. Além disso a construção em aço é industrializada por natureza, e fabricada sob medida de forma que a geração de resíduos, poluição sonora e desperdício em obra sejam muito reduzidos. 

Por este motivo, a adoção da estrutura metálica pode representar uma contribuição importante para a obtenção da certificação LEED.

Certificação LEED

Leadership in Energy and Environmental Design – LEED – é a certificação concedida por uma organização não governamental americana, destinada às construções sustentáveis. As estruturas metálicas estão enquadradas neste certificado na categoria de materiais recicláveis e recursos com baixo impacto ambiental. Esta certificação é extremamente conceituada e valorizada por empresas e organizações socialmente e ambientalmente responsáveis.

Maior qualidade e Segurança

A fabricação das peças é realizada através de processos de alta precisão que garantem a padronização e qualidade do produto final. Como o processo de construção das estruturas de aço é totalmente controlado, desde a fabricação até a montagem, é possível atingir níveis de segurança aos trabalhadores semelhantes aos alcançados pela indústria, tanto na fábrica quanto no canteiro de obras.

A liberdade de escoramento das estruturas metálicas

Outra importante vantagem da utilização de estruturas metálicas é a dispensa do uso de escoramento para a estrutura e lajes. Através de um bom planejamento é possível liberar outras etapas como instalações, fechamentos, fachadas e outros logo após a conclusão da montagem das estruturas, sem a necessidade de um período de espera de 21 a 28 dias para o tempo da cura do concreto.

Além do mais, principalmente para edifícios altos ou obras com pé-direito elevado, evita-se todo o trabalho de montagem, desmontagem e transporte de andaimes, atividades consideradas como auxiliares e que não agregam valor ao produto final.

Com a adoção da estrutura metálica é possível manter um ambiente mais limpo e seguro para os trabalhadores, prevenindo uma infinidade de incidentes e gerando menos resíduos, evitando gastos com a sua remoção.

A diminuição nos transtornos causados às vias urbanas é outro ponto positivo deste sistema estrutural.

Attilio Bilibio foi um desbravador. Conheça sua história.

COMPRAR LIVRO